Quando se fala do mundo contemporâneo fala-se com frequência do ano de mil novecentos e sessenta e oito. Transformações, convulsões e mudanças marcam o tom dos comentários e das referências à época.
De facto, mil novecentos e sessenta e oito foi, para a maior parte daqueles que lêem estas linhas um ano de muitos acontecimentos da adolescência mas certamente que um olhar sobre esse tempo trará à memória factos e acontecimentos com importância decisiva para o futuro da história política mas também da história do automobilismo mundial.
De entre os acontecimentos da época valerá a pena lembrar a nível internacional a série de convulsões políticas nos Estados Unidos da América com os últimos tempos da presidência de Lyndon Johnson severamente marcados por manifestações e desordens de rua nas cidades norte americanas. Defensores dos direitos dos mais desprotegidos e fragilizados dessa sociedade Martin Luther King e Bob Kennedy seriam assassinados de forma brutal num intervalo de poucas semanas. Em França os estudantes e depois os trabalhadores de diversos sectores do mundo profissional uniram-se em torno de reivindicações que fariam o general De Gaulle convocar eleições para meados de Junho desse ano mas provocariam meses mais tarde a abdicação do general De Gaulle.
Foi o Maio de 68 que fez historia. Demonstrando uma força e determinação insuspeitas a sociedade francesa foi assombrada por semanas de paralisações e desordens sem precedentes. A economia foi afectada e a sociedade francesa não voltou a ser a mesma.
Foi o Maio de 68 que fez historia. Demonstrando uma força e determinação insuspeitas a sociedade francesa foi assombrada por semanas de paralisações e desordens sem precedentes. A economia foi afectada e a sociedade francesa não voltou a ser a mesma.
Mas em Portugal as mudanças também aconteceram. Enquanto assistíamos ao rol infindável de desgraças internacionais o presidente do Conselho António Oliveira Salazar sofria uma polémica queda em Agosto desse ano enquanto gozava momentos de lazer no Forte de Santo António no Estoril. A lesão cerebral que se seguiu provocou a mudança na continuidade que Marcelo Caetano protagonizou até Abril de 1974 mas colocou um ponto final na governação decadente do político português mais polémico do século vinte. Enquanto isto, vários conflitos armados assolavam o mundo. O reinício das guerras na Palestina depois da vitória de Israel na curta Guerra dos Seis Dias em mil novecentos e sessenta e sete, a crescente presença norte americana nos territórios do Vietname do Sul e a Guerra Colonial que opunha em terras de África os soldados portugueses aos "bandoleiros" africanos impunham, a quem lesse os jornais desse ano, um juízo apreensivo e pessimista a quem procurasse ler nas entrelinhas do mundo, o futuro dos anos difíceis que se avizinhavam.
Este cenário político mundial enquadrava desgraças e mudanças também de grande dimensão num dos desportos mais afectados na altura pelos efeitos dos desafios tecnológicos. O automobilismo de competição.
Ainda hoje se revelam novos aspectos que não resistem a uma análise de média profundidade quando revemos esse ano de tantas mudanças.