Operação Verdade - O reverso de uma medalha de ouro - revista L' Automobile por Christian Moity
No final de 1969, o departamento de competições da Porsche organizou um encontro restrito na pista de Hockenheim, na Alemanha e desvendou aos jornalistas presentes as maiores fragilidades que os seus carros tinham demonstrado ao longo do ano nas diversas corridas do campeonato.
Vencendo o campeonato mundial, a Porsche tinha contudo deixado escapar o maior troféu de toda a temporada, as 24 horas de Le Mans.
Neste artigo bastante extenso escrito por um dos mais conhecidos jornalistas franceses da época, Christian Moity, a revista L'Automobile fazia a reportagem dessa reunião de trabalho e das palavras por vezes severas da principal figura do departamento de competições da marca alemã (traduzida por sua vez do discurso proferido em alemã ), o engenheiro Peter Falk.
Palavras de reconhecimento mas principalmente de análise realista dos erros cometidos ao longo do ano. Não se procurava o auto elogio, mas simplesmente, dar a conhecer aos jornalistas, pilotos e restantes convidados as falhas de análise e os erros mecânicos que, apesar dos sucessos alcançados ainda tinham impedido a marca de alcançar o objectivo mais perseguido e apetecido desde 1950: a vitória em La Sarthe.
Fazemos aqui a tradução integral da reportagem, que coloca a ênfase no carácter fortemente empenhado de todos os elementos desta equipa, quiçá imagem daquilo que são os alemães e da sua forma inigualável de gerir todos os projectos em que se comprometem, atitude que acreditamos resumir numa pequena frase: só há uma forma de sucesso, é o sucesso total.
Sem comentários:
Enviar um comentário