sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Visita ao ninho da águia - Um encontro com Dan Gurney

Uma cidade com sonoridade espanhola como quase todas as que surgiram do Estado da Califórnia retirado ao México e ligado aos Estados Unidos em 1848, uma espécie de Monfort-L'Amaury à americana construída no sudeste de Los Angeles, uma cidade soalheira onde, segundo os prospectos turísticos, a chuva só aparece onze dias do ano, em resumo, uma cidade pacífica onde seria agradável ficar algum tempo: é Santa Ana. Ao sul da Broadway (nos Estados Unidos, a maior parte das cidades têm uma Brodway) que corta a cidade em duas metades, no número 2334, uma construção baixa não se distingue em nada das garagens e estações de serviço das vizinhanças; são os ateliers de All American Racers. Destas paredes saem os Eagle destinados a diversas formulas de competição, monolugares cuja dianteira lembra a forma de um bico de águia.


Artigo de fundo: Dan Gurney (reportagem L'Automobile, ano 1970)


Seguindo o caminho de antigos pilotos como Enzo Ferrari, John Cooper, Colin Chapman e Carrol Shelby ou mesmo ainda pilotos ainda em actividade (Jack Brabham e Bruce Mclaren) Dan Gurney constrói as suas próprias viaturas desde há já 5 anos. Com apenas algumas unidades, o pessoal tal como a área pouco mudaram desde então; como nos seus inícios, Gurney emprega uma trintena de pessoas, homens apaixonados que na maior parte o seguem desde a inauguração dos seus ateliers.

Ainda hoje, a AAR (All American Racers) é uma pequena empresa cujo renome assenta na popularidade do patrão e o seu sucesso é um pouco a imagem do grande Dan. Um sucesso engendrado por uma simpatia suscitada por este campeão sem coroa e ligado ao talento polivalente dum homem que, mesmo nos seus maiores momentos de glória, aceitou viver uma nova experiência, tentar uma nova aventura, qualquer que seja a fórmula; seja a corrida de carros de série melhorados (tipo Stock Car ou Trans Am ) seja a Fórmula 1 a fórmula Indianápolis, dos simples GT aos monstros da Can Am passando pelos grandes protótipos, Gurney foi sempre inspirado pela mesma alegria de correr... pelo prazer.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Notícias FIA